Projetos - Banners

 

imagem1

botao

 

http://www.escolasdenisa.org.pt/images/desporto%20escolar.jpg

imagem6

 

Eventos Escolares

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Contador de Visitas

Localização

Web Summit

Escola de Nisa Presente

Entre os próximos dias 5 a 8 de novembro, decorre,  no Altice Arena, em Lisboa,  o Center Stage do Web Summit. Trata-se de uma iniciativa INSPIRE e o Web Summit convidou as escolas de todo o país a participar, indicando estudantes com idade igual ou superior a 14 anos.

Após candidatura, fomos selecionados, sendo a comitiva que nos representa composta por 2 professores e 6 alunos, que irão assistir a palestras, de acordo com as suas preferências, dia 8 de novembro.

O principal objectivo passa por levar os alunos a terem contato com o maior evento mundial sobre a Internet, onde se discute o futuro da tecnologia no seu todo, permitindo também que tenham acesso à realidade dos negócios relacionados com o mundo tecnológico da atualidade, havendo ainda a eventual possibilidade de conhecerem startups inovadoras (modelos de negócio).

A realidade dos negócios tecnológicos e ideias de negócio nestas áreas, passam, hoje em dia, por um processo diferente do que eram os modelos de negócio de antigamente.

Esta iniciativa tem o apoio da União de Freguesias de Nisa que cedeu o transporte.

Caminhada do Coração 2018

Pelo  ano consecutivo, teve lugar a 5ª edição da "Caminhada do Coração" do nosso Agrupamento. A manhã do dia 06 de Novembro apresentou-se cinzenta e fria, mas nem assim os participantes perderam o entusiasmo e, sobretudo, os mais pequenos estavam preparadíssimos para revelar as suas capacidades físicas. Estava dado o mote para um percurso pedestre que se iria iniciar na vila de Nisa e terminar nas Termas da Fadagosa passando pela Anta de S. Gens, contabilizando um total de 13,5 km.

A organização desta actividade, que mobilizou cerca de 230 participantes, entre professores, funcionários e alunos dos diferentes ciclos do ensino, teve como responsáveis os professores de Educação Física e os professores responsáveis pelo PES, tendo como objectivo principal promover a prática da actividade física, aliada aos estilos de vida saudável.

A organização agradece à grande equipa que colaborou para que a actividade decorresse sem problemas, nomeadamente aos professores, assistentes operacionais e técnicos, bombeiros, GNR e ainda à Câmara Municipal de Nisa, à União de Freguesias de ES, NSG e SS e ao Centro de Saúde de Nisa.

Projeto Erasmus+

Autour de L’ Europe des Valeurs

De 21 a 27 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Nisa recebeu um grupo de alunos e professores integrados no Projeto Erasmus+ «Le Jeu de l' Oie autour de L’ Europe des Valeurs», iniciando-se, desta forma, no nosso concelho, o segundo ano de mobilidades deste projeto.

Vieram da Bélgica, de Espanha e da Itália e trouxeram consigo a alegria e a vontade de partilhar saberes e aprender mais, sempre mais, não só em cooperação com os nossos alunos e com as famílias que, generosamente, os acolheram e apoiaram, como também, com todos os parceiros envolvidos.

Todas as atividades do programa desta mobilidade tiveram como enquadramento a temática “Cultura e Tradições” de Nisa e do nosso país. Deste modo, procurou-se propiciar ao grupo o conhecimento da gastronomia, do artesanato, das práticas de termalismo, dos museus, entre outros tesouros que o concelho oferece e, de um modo mais alargado, conhecimentos sobre o Portugal, a nossa cultura e a nossa identidade. A Câmara Municipal de Nisa juntou-se à iniciativa, promovendo atividades como a receção ao Grupo Erasmus+ no Auditório da Biblioteca Municipal, onde foi feita uma breve apresentação do Concelho pela Sra. Vereadora da Educação, engenheira Lurdes Mendes; um passeio pela Vila; as visitas à escultura “Valquíria Enxoval” de Joana Vasconcelos e ao Museu do Bordado; a oferta de um almoço com ementa tradicional a todos os participantes, servido no Mercado Municipal e, ainda, experiências nas Termas da Fadagosa de Nisa aos nossos parceiros estrangeiros (alunos e professores).

Para um contacto mais próximo com o artesanato nisense, contou-se com a colaboração dos artesãos da terra, que, simpaticamente, partilharam as suas experiências, os seus conhecimentos e a sua arte. Na Olaria, o Sr. António Pequito e sua esposa a Sra. Joaquina Mendes dinamizaram um ateliê sobre a olaria pedrada e, os alunos e professores envolvidos puseram mãos à obra. À Sra. Denis Galucho coube a tarefa de explicar e demonstrar o que é a arte aplicada, ensinando-lhes passo a passo todo o processo criativo das suas peças.

Num âmbito um pouco mais vasto da cultura portuguesa, o professor António Policarpo partilhou os seus conhecimentos sobre o azulejo português e promoveu um ateliê, no agrupamento, para realização de azulejos pintados artesanalmente. Todos deram asas à imaginação. Como atividades culturais destacaram-se duas visitas de estudo, uma a Lisboa e outra a Aveiro e Coimbra, cidades emblemáticas da nossa identidade!

Depois desta semana “Erasmus”, certamente que todos levarão consigo as boas recordações e a riqueza das amizades construídas e que ficarão para a vida.

O dia 26 foi marcado pela apresentação dos trabalhos realizados e também de despedida. 

Desejamos a todos, alunos e professores, um bom regresso aos seus países de origem. Ficam as saudades e a promessa de reencontro!

A todos os que contribuíram para que esta semana de atividades pudesse ter sido um êxito, o nosso muito obrigado! Em particular à Câmara Municipal de Nisa, aos artesãos e, muito especialmente, às famílias do concelho de Nisa que, durante a semana de 21 a 27, contaram com mais um "filho" (ou dois) nos seus lares, bem como aos alunos e  professores do Agrupamento, envolvidos no Projeto Erasmus+ «Le Jeu de l' Oie autour de L’ Europe des Valeurs», um grande OBRIGADO, pela entrega e empenho! 

 

                                                                                                                                         Ver fotos

11 de novembro - Centenário do Armistício

Os combatentes da Freguesia de Montalvão na Grande Guerra de 1914-1918

A 9 de novembro, dois dias antes da celebração do Centenário do Armistício, Ana Maria Paiva Morão, investigadora, estará na nossa Escola para realizar sessões de apresentação da sua obra «Grande Guerra de 1914-1918: Os combatentes da Freguesia de Montalvão.

A autora vem dizer-nos que, entre os combatentes portugueses na Grande Guerra, 24 eram naturais da freguesia de Montalvão (21 de Montalvão e 3 da Salavessa). A grande maioria combateu em França, fazendo parte dos cerca de 55.000 homens que constituíram o Corpo Expedicionário Português (CEP) e, pelo menos 3, terão combatido em África, de acordo com a investigação conduzida pela autora.

                                                                                                                                    Ver blog  BElerNISA

Jornadas Pedagógicas Nisa 2018

Cidadania, Complexidade e Mudança

As Jornadas Pedagógicas Nisa 2018, sobre a temática «Cidadania, Complexidade e Mudança», realizadas no dia 6 de Setembro de 2018, marcaram o início de mais um ano letivo, início de um novo desiderato que abraça a formação de cidadãos para o século XXI.

Na sessão de abertura o Diretor do Agrupamento António Trigueiros agradeceu a presença da senhora Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Dr.ª Idalina Trindade, do Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado da Educação, Jorge Sarmento Morais, dos ilustres conferencistas Joaquim Colôa, Luísa Carvalho, Carlos Pinheiro, Fernando Franco e de José Alberto Fateixa, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, bem como de todos os convidados e professores presentes.

Ao longo do dia a reflexão fluiu em torno do direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expetativas e necessidades, no âmbito de um projeto de autonomia e flexibilidade curricular que contribua para o desenvolvimento dos valores e das competências a adquirir por todos. Na segunda parte dos trabalhos foi dado destaque à importância da tecnologia, com especial incidência nos Jogos e Gamificação da Educação, aprendizagem baseada em jogos, ferramenta para ensinar conteúdos e verificar aprendizagens como um novo rumo da autonomia e flexibilidade para o sucesso dos alunos. A importância da criação de Ambientes Educativos Inovadores foi outra temática abordada, que, em articulação com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, promove a diferenciação pedagógica, o trabalho colaborativo e a inter e transdisciplinaridade. Ambientes educativos inovadores, físicos ou digitais, poderão ser palcos de metodologias de educação para melhorar as aprendizagens, tendo presente as competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

O desafio de formar Cidadãos para as próximas décadas do século XXI foi lançado e aceite por todos os presentes, sabendo da Complexidade da tarefa mas, abertos à Mudança e cientes de que a Cooperação estará presente em cada passo que dermos.

O excelente músico Ricardo Gordo, ex-aluno do Agrupamento de Escolas de Nisa, protagonizou a magia do momento cultural com que terminámos o dia.

A todos os parceiros e colaboradores que tornaram possível a 3ª Edição das Jornadas Pedagógicas muito obrigado!

Desejamos a todos um EXCELENTE ANO LETIVO 2018/19

Link para acesso às comunicações