Projetos - Banners

moodle icon Sitebotao

http://www.escolasdenisa.org.pt/images/desporto%20escolar.jpg

facebook

 

imagem6

 

 

 

Contador de Visitas

Localização

Desporto Escolar

Alunas do AE de Nisa entre os 23 alunos que irão beneficiar de Bolsa de Estudo atribuída pela FPF

Catarina Almeida e Maria Polido, do 10ºA, foram selecionadas por júri composto por elementos como, entre outros, a apresentadora Catarina Furtado, o jornalista Carlos Daniel ou o futebolista Bernardo Silva.

Esta iniciativa resulta da aplicação de parte da receita decorrente da participação da Seleção Nacional Masculina no Campeonato do Mundo da Rússia em 2018 e tem como objetivo valorizar jovens que se destacam pela: prática desportiva; participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento; mérito académico.

As selecionadas já puderam assistir ao jogo Portugal vs Sérvia no Estádio da Luz a 5 de março e, em breve, beneficiarão de um “"kit pedagógico", que engloba “conjunto de materiais, equipamentos e acesso a serviços que visam o apoio ao desenvolvimento académico e desportivo dos alunos do ensino secundário”, conforme consta na página oficial da FPF. 

Ver Fotos

II Feira da Saúde e Bem-Estar

 

O evento foi um sucesso!

Sob a coordenação e dinamização da Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, realizou-se no dia 4 de abril de 2019, no átrio do Agrupamento de Escolas de Nisa, a II Feira da Saúde e Bem-Estar, com o propósito de fomentar e adotar hábitos de vida salutares, como forma de prevenir doenças.

A iniciativa contou com a preciosa adesão de dezanove instituições da comunidade local, que marcaram presença no certame e disponibilização na panóplia de exposições documentais, exercícios dos bombeiros, suporte básico de vida com a colaboração dos alunos do curso CEF, controle da glicémia, danças, pinturas e muito desporto, com várias modalidades do Desporto Escolar.

Foi um dia onde os alunos, em registo mais descontraído, tiveram a oportunidade de receber conselhos úteis para uma vida saudável, ampliando e consolidando conhecimentos abordados em contexto de sala de aula.

Para o sucesso da iniciativa, agradecemos a presença e contributo das entidades presentes:

- Projeto Educação para a Saúde;

- EAPN

- Departamento de Ciências Sociais e Humanas;

- Associação Humanitária dos Bombeiros de Nisa;

- Centro de Saúde de Nisa;

- Farmácia São Damião;

- Farmácia Ferreira Pinto;

- CPCJ de Nisa;

- Intervenção Precoce;

- União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Sra da Graça e São Simão;

- Projeto Interciclos – Vespa Velutina;

- Coudelaria Paralta;

- Santa Casa da Misericórdia de Nisa;

- Solar da Fonte da Pipa;

- CERCI Portalegre;

 Ver fotos

 

CARLOS CANHOTO

AS LEITURAS E OS LEITORES...  

As memórias de um contador de sonhos
Carlos Canhoto é um escritor e contador de histórias onde cabem as suas mais belas memórias de infância e o respeito que tem pela Natureza. 
No dia 1 de março esteve no Agrupamento de Escolas de Nisa, para alegria de muitas crianças e brevemente, assim o desejamos, voltará com  novas aventuras para nos contar. 
Gostámos muito de "A minha avó Felicidade", "Serei uma Plantinha Daninha?", "Pirá, a Piranhita Desdentada", "Pirilampo: o Velho Pescador de Estrelas", "Anuro, o Sapo Sapinho, o Sapo Sapão" https://www.youtube.com/watch?v=S8ODilrE7w8... Uma destas histórias chama-se “BARBATANAR nas Cores do Arco-íris”, e é uma sugestão do Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade: https://www.youtube.com/watch?v=Ybvlx_YMQAk
Falou-nos do respeito que tem (e todos deveremos ter) pela natureza, das memórias que guarda da sua infância e da avó Felicidade... de como brincou à batalha naval na poça do “Curral Concelho” com barcos de piteira... 
Para lhe fazer companhia trouxe também com ele, para além dos livros, vários bichos muito animados e até uma bailarina e um cantor famoso!
O nosso enorme agradecimento ao escritor Carlos Canhoto pela simpatia, entrega e profissionalismo que trouxe até nós, com tanta cor, boa disposição e personagens que alegraram este dia da nossa Festa de Carnaval. 
Bem haja, Carlos Canhoto e até breve!
  
 

 

Livro e Semana da Leitura 2019

Hoje Leitor, Amanhã leitor

thumbnail FEIRA DO LIVROHoje Leitor, Amanhã leitor! É este o lema da Semana da Leitura, sob proposta do PNL e da RBE para o ano letivo de 2018/2019.
No nosso Agrupamento de Escolas de Nisa, em Abril, trazemos leituras mil!
No dia 1 de abril, Leituras com Cidadania, em vésperas das comemorações do 25 de Abril de 1974, com a apresentação da obra de Filipa Raimundo e um testemunho de luta estudantil contra a ditadura: A. Rebordão Montalvo, com moderação de J. Santana Pereira. 
No dia 2, L
er as Artes (cinema, música e escultura) juntando o enorme saber de quem tem paixão pelo cinema - Luís Cardoso, com a magia da música e da escultura numa parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo. O privilégio de ter connosco o Maestro Pedro Nascimento e o escultor Pedro Fazenda! Será uma agradável conversa com criadores e artistas!
No dia 3, as histórias dos alunos mais crescidos para os mais pequeninos.
As leituras estarão na Feira da Saúde, no dia 4, e falarão de como as avós tratavam das pequenas mazelas com miminhos caseiros.
Para terminar, no dia 5, leituras e perspetivas de entidades e autores que falam da necessidade de preservação do Património, neste caso, a Stª Casa da Misericórdia de Arez e Ana Santos Leitão para nos apresentarem a obra "Arez Quinhentista".
Para terminar a Semana da Leitura com chave de ouro: a Fase de Escola do Concurso Interconcelhio de Leitura: Ser Leitor é Cool!
Todas as iniciativas estão abertas à Comunidade. 
Sejam bem-vindos!
  

Ver Cartaz

 Ver Programa

Património - Diferentes olhares...

Partilha de experiências entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo...         

Por proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu tomou a decisão de estabelecer o ano de 2018 como  Ano Europeu do Património Cultural. Na nossa Escola,  insistimos em dar vida ao lema «Património: onde o passado encontra o futuro», porque o futuro são os nossos alunos!

Foi assim que, no dia 14 de novembro,  demos vida a este encontro, fazendo nascer o projeto interdisciplinar “Património – diferentes olhares sobre o mesmo espaço – Urban Sketchers Kids” que envolve turmas do 7º ano de escolaridade, num intercâmbio com alunos do mesmo ano, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã. 

Aqui participam as disciplinas de História, TIC, Literacia Digital, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, em articulação com a Biblioteca Escolar, tendo como ponto de partida  conhecer e dar a conhecer o Património arquitetónico do concelho de Nisa, sensibilizando para a sua preservação. 

                                                                                      Ver fotos